Sua Mãe, minha Mãe

 

Quem me contou esta história garantiu-me ser ela verídica. Diz tê-la lido em um jornal alemão sob o título acima.

 

Maria Angélica Iamasaki

 

Era noite, todos dormiam na apertada trincheira alemã, em plena Primeira Guerra Mundial. Todos, menos um jovem soldado. Fora extremamente fatigante aquele dia, nada mais desejava ele que descansar como os seus companheiros do batalhão, que caíram num pesado sono. Contudo, uma preocupação o impedia de dormir.

Não o inquietavam os perigos de um ataque noturno do inimigo, nem os riscos da batalha no dia seguinte, mas sim o fato de ter perdido seu escapulário de Nossa Senhora do Carmo, dado por sua mãe quando partia para a guerra.

Ele se lembrava bem que naquela tarde, depois de passar por uma cidade abandonada pelas tropas inimigas, os veículos do batalhão avançaram até uma antiga casa de fazenda localizada nas proximidades, e ali acamparam. Atrás da casa havia uma torneira e um tanque de água, oferecendo ótima oportunidade para lavar-se após um dia inteiro de combates.

O jovem pendurou calmamente a jaqueta ao lado da torneira, pôs em cima o escapulário e começou a ensaboar as mãos quando… soou o alarme, estouraram tiros de morteiro, o batalhão recebeu ordem de avançar e desalojar o inimigo entrincheirado três quilômetros adiante. Mais uma hora de combate, e ei-lo ali, alojado na trincheira recém-conquistada. Mas seu precioso escapulário tinha ficado junto ao tanque.

Voltar agora para buscá-lo, era impensável. Tentou não pensar mais no assunto e dormir um pouco, mas, não conseguindo, decidiu enfrentar o risco: levantou-se discretamente, esgueirou- se por entre as sentinelas e correu até a casa da fazenda. Lá chegando, apalpou, na escuridão da noite, a torneira, os canos e objetos ao redor, o chão… nada encontrou! Quando procurava no bolso a caixa de fósforos, ouviu uma terrível explosão. O inimigo atacava, seu dever era voltar logo ao posto de combate.

Ao chegar junto à trincheira, deparou- se com uma cena espantosa: no exato lugar onde, poucos minutos atrás, dormiam seus companheiros, havia apenas uma enorme cratera. Antes de abandonar o local, o inimigo tinha armado ali uma bomba-relógio de grande poder destrutivo. Do improvisado dormitório restavam apenas objetos irreconhecíveis, lodo e rolos de arame farpado.

SUA MAE MINHA MAE.JPG

Era ali que ele, há pouco, estivera deitado! Se não tivesse saído para procurar seu escapulário, também ele teria sido destroçado. Nossa Senhora do Carmo lhe havia salvo a vida!

* * *

Na manhã seguinte, qual não foi sua surpresa ao encontrar na cozinha do acampamento um companheiro de trincheira.

– Eu pensei que você também tivesse voado pelos ares!

O outro, não menos espantado de vê-lo vivo, explicou:

– De fato, eu já tinha me deitado, mas logo me levantei e fui procurar você. Enquanto andava pelo acampamento à sua procura, ocorreu a explosão.

– Bem, eu escapei por um fio de cabelo também. Mas… por que motivo você me procurava àquela hora da noite?

– Para entregar-lhe isto que você esqueceu junto ao tanque de água ontem à tarde.

Assim dizendo, devolveu ao jovem soldado o escapulário recolhido por ele na velha casa de fazenda…

 

(Revista Arautos do Evangelho, Agosto/2005, n. 44, p. 47)

4 Responses to “Sua Mãe, minha Mãe”

  1. Sergio Henrique Reis disse:

    Vejam que bela historia,e que todas as pessoas que tem fé sempre estão salvas.

  2. FRANCISCA disse:

    maravilhosa história!!!
    é mais uma vez MAria manifestando
    seu infinito amor por seus filhos
    e não os abandonando nunca,
    principalmente os que lhe são fiéis…

  3. Fátima disse:

    Não conhecia esta história, mas, certamente nos deixa uma mensagem .

    Quando estamos sobre a proteção de Maria , Nossa querida Mãe, ela nunca nos abandona. E as pessoas que acreditam, também são protegidas por Ela.

  4. adriao adriano teixeira da costa filho disse:

    Salve, Maria!
    Gostei, gostei muito, e até imprimi todas que agora recebi. Trata-se de uma excelente fonte de aprendizagem, não apenas para crianças, mas para adultos também, pelos belos exemplos de vida contados nas histórias.
    Gostaria muito de poder adquirir um livro que condensasse uma quantidade maior dessas histórias, para minha própria leitura e para divulgação a outras pessoas carentes do saber que elas nos passam, pois estou sempre viajando para a Ilha do Marajó-PA, um dos muitos lugares maravilhosos deste país, onde tenho muitos amigos, que, tenho certeza, apreciariam muito ouvi-las.
    Gostaria, também, que publicassem uma que contasse sobre o terço, pois sendo católico e fazendo parte do GOTH – GRUPO DE ORAÇÃO TERÇO DOS HOMENS, da Paróquia de Nosssa Senhora da Conceição Aparecida, em Belém-PA, um dos colegas falou sobre o comentário irônico “Por que vocês rezam o terço?” que um integrante de igreja evangélica teria feito a respeito, sem que dito colega, surpreendido pela falta do conhecimento adequado sobre a importância dessa nossa oração quotidiana, tivesse, no mesmo momento, a resposta melhor para dar à pergunta recebida.
    A Paz de Deus esteja sempre convosco!

Enviar um comentários

Arautos do Evangelho

Copyright © 2010 . All Rights Reserved